sábado, 22 de março de 2008

Consumo de água A H2C - Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água, afirma que o brasileiro gasta cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O recomendado por pessoa são 40 litros diários. A média chega a 200 litros por dia.
Um norte-americano consome 500 litros de água por dia, um europeu, 200 a 300 litros, um africano da região saariana dispõe de 10 a 20 litros de água.
Durante a Eco-92 foi recomendada a criação do Dia Mundial da Água. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data, 22 de março.
O Dia Mundial da Água elege um sub-tema para discutir cada ano. Em 2008, é o saneamento básico que entra em pauta. A falta de esgoto destrói mananciais e ajuda a diminuir as reservas hídricas.
No Brasil 67% dos domicílios estão ligados à rede de esgoto.
Fonte: Organização Mundial da Saúde

O que a abundância nos torna
Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Ocasião boa para reforçar os cuidados que devemos ter com a mesma.
O discurso de que água é para ser usada com responsabilidade não é novidade para os brasileiros. Depois da difusão das informações sobre o aquecimento global, não se fala em outra coisa: a água precisa ser preservada.
Mas, por que o desperdício continua enorme, principalmente, nos Estados que possuem grandes reservas de águas potáveis?
Simples! Além de muitos discursos de preservação não serem transformados em ações, certamente trata-se também de uma questão óbvia que nos leva a pensar na grande diferença que há entre crescer em meio à escassez do sertão nordestino versus crescer em meio ao mar de água doce que a nossa região oferece.
O sertanejo já nasceu sentindo na pele o quanto a falta de água faz sofrer. E como todo sofrimento gera disciplina, aprendeu desde criança que esse líquido tão precioso precisa ser preservado. Assim, não desperdiça sequer uma gota d'água.
Agora, geralmente, o povo da região acreana, acostumado com H2O em abundância, em vez de aproveitar a água da chuva, se delicia lavando calçadas com água potável. Não se preocupa em economizar na hora de escovar os dentes, passa mais tempo com o chuveiro ligado do que o necessário, etc. Atitudes estas, de um povo que desconhece ou ignora o valor que a água tem pelo simples fato de a abundância gerar a sensação de que a mesma jamais acabará.
Afinal, o que a abundância nos torna mesmo? Infelizmente, nos tona seres imediatistas, totalmente despreocupados com o futuro, ou seja, seres que só vislumbram vantagens imediatas.
E é por isso que devemos, cada vez mais, lutar contra esse tipo de comportamento.
Para tanto, o grande número de pessoas que já possui um sentimento diferente diante da abundância, vem fazendo a diferença no Brasil e no mundo. Nesse caso, o importante é nos tornarmos diferentes, sermos as exceções em detrimento dos imediatistas.
Bons hábitos
Quando lavar a louça, não deixe a água escorrer enquanto ensaboa. Se quiser economizar ainda mais, encha duas vasilhas com água, uma para molhar a louça e outra para tirar o detergente.
Use a máquina de lavar roupas quando ela estiver cheia. Fazendo isso, você pode economizar 3.600 litros de água por mês. Verifique também o nível de água da máquina. Nem sempre ele precisa estar no máximo.
Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou da máquina, que já está com sabão, para lavar um piso ou a calçada.
Use uma vassoura em vez de mangueira para limpar a calçada.
Reduza seu tempo de banho em um ou dois minutos e você economizará 540 litros de água por mês.
Feche a torneira enquanto escova os dentes e economize até 1.000 litros de água por mês.
Feche a água enquanto você ensaboa seus cabelos e economize até 500 litros de água por mês.
Use um regador para molhar as plantas em vez de mangueira.
Se possível, substitua válvulas de descarga e bacias de sanitários fabricados antes de 2003.

4 comentários:

Ana Luzia Brito disse...

Grande amiga e publicitária, quero pode expressar aqui meu orgulho em ver o seu trabalho, melhor ainda, sua obra, que é nada mais que este jornal, o qual tem a sua marca, de uma idealista por um mundo melhor e revolucionária da comunicação. Parabéns e mesmo de longe estarei acompanhando você por aqui, no blog. Fica com Deus.

Abraços da amiga,

Ana Luzia Brito.

eliz tessinari disse...

Olá, Analu,
Comemoramos então a missão conjunta de revolucionar a comunicação.
Obrigada por acompanhar meus trabalhos.
um abraço

Anônimo disse...

Olá, Eliz! Gostaria de registrar aqui minha satisfação e alegria por tê-la conhecido, mesmo com um contato tão breve, durante a reunião do PMDB, em Capixaba.
Por outro lado, me resta elogiar seus excelentes textos e competência, além de grande carisma e simpatia.
Espero reencontrá-la novamente em breve.

Grande abraço!

Israel Areal
israelareal@hotmail.com

eliz tessinari disse...

Olá, Israel!
Agradeço sua atenção e suas palavras de gentilezas.
Já te adicionei no msn, e também espero reencontrá-lo.


abraços
ah, visite sempre que puder!