domingo, 2 de março de 2008

Comunidade Fortaleza (Doutrina do Santo Daime)
Encontro para o novo horizonte: "caminho de renovações, transformações e revelações"
..........................
O Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado (Cefli) - Comunidade Fortaleza, (fundado em 1997), realizou o 7º encontro mundial da Doutrina do Santo Daime em Capixaba com o tradicional tema "Encontro para o Novo Horizonte". Foram 10 dias de programação, entre 31 de dezembro de 2007 a 09 de janeiro de 2008, e o objetivo, segundo o organizador do evento, Solon Brito, foi o de manifestar o caráter religioso, cultural, ecológico e turístico da Fortaleza.
Além de atraídos pela Doutrina, a Fortaleza instiga com sua estrutura ímpar nessa região, com mais de 20 alojamentos em meio aos encantos da floresta, parque ambiental, loja de artesanato, casa do seringueiro, da copaíba, trilha ecológica, banhos naturais, etc., a participação de pessoas de várias partes do Brasil, principalmente de Brasília e São Paulo; do Chile, Inglaterra, Bélgica, Portugal, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, etc. Todos com o objetivo basilar de se encontrarem espiritualmente, culturalmente e ecologicamente.
Dentre a programação, além dos hinos de louvor à natureza e dos mais diversos hinários, destacamos o aniversário do Mestre-Conselheiro Luiz Mendes (68), fundador e líder da comunidade, os trabalhos na mata, teatro (grupo da própria comunidade - Rato Coró), forró (ao som do Senadinho de Capixaba) e atividades de vivências comunitárias.

Objetivo Religioso: tentar compreender que existe um ser superior e que esse ser é a permanência das pessoas sobre alguns princípios cristãos. Nas palavras do Mestre Luiz Mendes, um "Encontro para o Novo Horizonte" é a abertura de um novo caminho a seguir, de renovações, transformações e revelações. "É importante alimentar o sentimento de confraternização entre os visitantes e o sentimento de importantes mudanças. Dispensamos então o nosso tratamento individualizado até porque somos todos irmãos. Tem muito amor, mas também muita disciplina", disse o Mestre.

Objetivo Ecológico: valorização do meio ambiente através de palestras educativas, despertando a cidadania e a conscientização sobre a biodiversidade. "A nossa comunidade está sempre fazendo a sua parte para amenizar o grande problema que assola o mundo hoje, que é o aquecimento global", afirmou Solon.
Um ponto interessante abordado por Saturnino Brito, dirigente do Cefli, é o fato de a comunidade está vivendo um processo de repartição da agricultura com os animais apreensivos por causa dos constantes desmatamentos em fazendas vizinhas. "O Cefli que possui 600 hectares de florestas, virou um lugar de refúgio para os bichos da região. É um zoológico aberto. Aqui não matamos nem formigas. Aqui temos o nosso próprio patrimônio silvestre. Já tentamos fazer o registro formal ao Ibama. Chegamos lá com o trabalho todo pronto, levantamento da área, mas o Ibama não abraçou o projeto. Segundo o órgão, precisa-se de dois engenheiros florestais e enfrentar uma enorme burocracia. Enfim, não vimos muita vontade, por isso vamos tocando nosso projeto de patrimônio silvestre por conta própria", frisou o dirigente.
Além de o Cefli ser o refúgio para os animais silvestres, é também o abrigo para as pessoas que necessitam fugir de sua agitada vida cotidiana, isso como forma de recarregar suas forças para enfrentar mais uma jornada de trabalho pela frente.

Objetivo Cultural: o Cefli zela muito pelas tradições. O Centro procura sempre mantê-las vivas, principalmente as tradições amazônicas. "Durante as atividades realizamos teatros interpretando os contos da Amazônia como: o Curupira, o Mapinguari, Matinta Pereira, etc. A gente sempre abre espaço cultural também para grupos de teatros que desejam nos visitar", observou Solon.
Vale destacar que as peças teatrais realizadas dentro da floresta pelo grupo teatral Rato Coró e iluminadas por tochas impressionaram o público. A platéia se sentiu total-mente envolvida com a simplicidade, o ambiente, as pessoas, etc.

Objetivo Turístico: Exatamente através desses três objetivos expostos anteriormente que o Cefli consegue atrair pessoas de diversos lugares do mundo. Solon disse que por meio dos trabalhos da comunidade Fortaleza, a cada ano, aumenta o número de participantes. "Contamos nesse 7º encontro com, aproximadamente, 300 pessoas, incluindo também pessoas das comunidades do Santo Daime da região acreana. A tendência é aumentar cada vez mais, até porque a estrada que liga ao pacífico atrairá muita gente. Até 2010 estimamos um público de 1000 visitantes", disse.
Os trabalhos da comunidade Fortaleza são divulgados por meio de correio eletrônico (www.luizmendes.org) e pelas visitas do Mestre Luiz Mendes ao Brasil e exterior. Entretanto, Solon afirma que as pessoas que participam do encontro são as que mais difundem os trabalhos do Cefli pelo mundo a fora através de seus depoimentos. "O pessoal quer ter esse contato direto com a natureza. As pessoas não vêm atrás de conforto. Querem a simplicidade, a harmonia, explorar o desconhecido, caminhar por trilhas ecológicas, sentir a terra com os pés descalços, cantar hinos de louvor à natureza e agradecer a Deus pelas maravilhas através da Doutrina do Santo Daime, e tudo isso elas podem encontrar e fazer na Fortaleza. Sendo assim, sentem o desejo de convidar mais pessoas a conhecerem esse mundo", ressaltou.
O Cefli - Comunidade Fortaleza se localiza no município de Capixaba a 100 km de Rio Branco, às margens do Rio Xipamano na fronteira com a Bolívia.
.........................
Depoimento da mineira Thais Souza

"A Fortaleza, para mim, constitui um conjunto formado por parte da floresta amazônica, nossa rainha, e a comunidade nela residente. É um local cuja natureza é extrema-mente relevante para o planeta, com espécies de árvores raras, como a copaíba, e de grande diversidade biológica.
Para nós da Doutrina do Santo Daime, a importância desse local é mais profundamente sentida e, por isso, sua preservação é notoriamente necessária. A comunidade da Fortaleza tem nitidamente essa proposta. Destaca-se nesse cenário a pessoa do Mestre-Conselheiro Senhor Luiz Mendes, que para mim e para a maioria daqueles o conhecem, ele é o nosso padrinho espiritual, a quem honramos e com quem muitíssimo aprendemos. As palavras são poucas para descrever a importância de sua pessoa, de sua esposa, a madrinha Rizelda, e também dos outros membros de sua família.
Estou muito feliz em participar do 7º Encontro para o Novo Horizonte, o terceiro do qual participo. É uma oportunidade valiosíssima de estar na presença dessas pessoas, assim como de conhecer e conviver com diversas outras pessoas do país e do mundo. Só tenho a agradecer tudo o que a Fortaleza tem me proporcionado nessa minha existência".

Nenhum comentário: