O empreendimento Álcool Verde promoverá em parceria com o Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour (FEM) um wokrshop sobre a inserção de geoglifos na paisagem de Capixaba, Acre. A oficina acontecerá no dia 23 de julho de 2010, na Quadra de Esportes, ao lado da prefeitura de Capixaba.
Um dos objetivos do workshop é a apresentação das iniciativas da Álcool Verde em relação à preservação de sítios arqueológicos no município de Capixaba, local onde a Usina Sucroalcooleira encontra-se instalada.
Programação:
07h30min: Credenciamento;
08h00min: Abertura;
08h30min: Geolglifos e sua inserção na paisagem de Capixaba – Acre (Drª Denise Schaan);
09h30min: Preservando o Patrimônio Arqueológico (Álcool Verde);
10h00min: Perguntas;
10h15min: Visita guiada ao Geoglifo Bimbarra;
11h15min: Encerramento.
Geoglifos são vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos (linhas, quadrados, círculos, octógonos, hexágonos etc...), zoomorfos (animais) ou antropomorfos (formas humanas), de grandes dimensões e elaborados sobre o solo, que podem ser totalmente e melhor observados se vistos do alto, em especial, através de sobrevôo. (Fonte: http://www.geoglifos.com.br/index.html)
Capixaba é uma rota de grande concentração de sítios. Há mais de 40 geoglifos na região. O Geoglifo Bimbarra localiza-se a apenas 1000 metros da prefeitura do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário